segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses, também chamada "Ponte Metálica", fica na Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza.
No Início do Seculo XX o Porto de Fortaleza(Ponte Metálica) necessitava de melhoramentos e vários estudos foram ralizados com este fim. Em dezembro de 1920 foi aprovado o famoso projeto de Lucas Bicalho, Inspetor Federal de Portos, Rios e Canais. Um plano de melhoramentos menos dispendioso, semelhante ao Hawkshaw, que satisfizesse a condição de oferecer uma suficiente extensão de cais, bem preparado, até 8 metros de profundidade.
Em 1921, a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited foi contratada para a realizações destas obras portuárias.
As obras ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como os egenheiros eram ingleses, esta passou a ser conhecida com 'Ponte dos Ingleses'.
A construção deste projeto começou em março de 1923, com uma solenidade naqual estiveram presentes entre outros Justiniano de Serpa (na época Presidente do Estado).
As obras de projeto foram suspensas à falta de crédito orçamentário, e sofreram o desgaste natural do tempo e das marés.
Este nunca chegou ser usado como porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário