terça-feira, 26 de maio de 2009

Centro Cultural Dragão do Mar

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um espaços de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.
Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
O CDMAC congrega vários espaços destinados à realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da arte e da cultura são o foco principal.
Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, inclui espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula.
· Biblioteca Pública Menezes Pimentel: localizada no complexo de lazer e cultura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, viabiliza a entrada dos visitantes por dois acessos, um pela Avenida Presidente Castelo Branco e outro pela entrada principal do Centro Dragão do Mar. Importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel possui um acervo composto por 70 mil volumes e 40 mil títulos. Dispõe do quarto maior acervo de Obras Raras do país, onde se destacam a coleção de jornais do século XIX e livros do século XV.
· Memorial da Cultura Cearense - MCC Dragão do Mar: A história, a arte e cultura popular do Ceará podem ser conferidas neste equipamento com 800 metros quadrados, divididos em seis salões.
· Museu de Arte Contemporânea - MAC Dragão do Mar: ocupa 700 m² de área distribuídos em dois pavimentos com um total de onze salas de exposição. Oito delas com 8m de largura, 8m de comprimento e 5m de altura.
· Planetário Rubens de Azevedo: construído com tecnologia alemã, está entre os mais modernos do mundo, é o único no Brasil a projetar o arco-íris, através de 20 projetores multimídia. Tem capacidade para 90 pessoas e apresenta três sessões diárias, proporcionando grandes espetáculos na observação detalhada de estrelas, planetas e galáxias.
É também sob o planetário num bonito piso xadrez que manifesta-se a contemporaneidade da arte e cultura do Ceará através de apresentações semanais de dança e música de Rua. trata-se do "Planeta Hip Hop" evento permanente realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil e que leva ao grande público a arte e as ações sociais da juventude periférica do Ceará e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário